HIT e HIIT: entenda quando e por que optar pelo treino de alta intensidade

03/10/2016

Diminuir a gordura corporal em um treino rápido! Essa é a principal proposta do programa de emagrecimento que engloba os treinos HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade) e HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade), uma combinação de atividades cardiovasculares e neuromusculares com o objetivo de emagrecimento com segurança e eficiência. Segundo o doutor Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da Smart Fit, o método vem ganhando cada vez mais adeptos entre aqueles que estão em busca de um corpo saudável. 

 

De acordo com o especialista da Smart Fit, o HIT e HIIT elevam o metabolismo e favorecem o emagrecimento, fazendo com que o corpo continue reduzindo calorias por algumas horas depois dos exercícios, uma vez que as atividades de alta intensidade proporcionam um aumento considerável da taxa metabólica.

 

“O indivíduo passa a gastar mais calorias à base da própria gordura, não apenas no período do treino, mas durante as 24 horas do dia, simplesmente para manter o seu corpo em funcionamento, explica Carnevali. “Esse é um método de atividade que consiste em intervalos ativos ou passivos. O que faz a pessoa emagrecer é a resposta do seu organismo ao estímulo do treino”, complementa.

 

Ao contrário do que se pensa, após um pequeno período de adaptação, os treinos HIT e HIIT podem ser praticados por qualquer pessoa, já que a intensidade é relativa ao nível de aptidão física de cada cliente.

 

Na Smart Fit, por exemplo, o HIIT pode ser realizado em uma área livre, com uma TV instalada, na qual os participantes podem acompanhar as orientações para diferentes treinos.  Já o HIT é executado nas esteiras e oferece quinze fichas com sugestões de treinos, que atendem a pessoas com diversos níveis de condicionamento físico, desde o iniciante até o atleta profissional, e que buscam o emagrecimento.

               

Confira três motivos para apostar no HIT e HIIT:

 

  • Aumenta o metabolismo basal

Os treinos HIT e HIIT são capazes de aumentar o consumo de oxigênio e o volume de massa muscular.Ou seja, aumentam a quantidade de energia gasta pelo corpo para manter suas funções básicas durante todo o dia.

 

  • Maior gasto calórico, redução de gordura corporal

Durante uma atividade de alta intensidade, o praticante aumenta a necessidade de oxigênio e isso cria um débito que será reposto durante o período de intervalo.Ou seja, mesmo nos momentos de recuperação o corpo continua reduzindo uma maior quantidade de calorias e gorduras corporais.

 

  • Melhora da capacidade neuromuscular e cardiorrespiratória

O treino HIT, praticado na esteira da academia, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Já o HIIT é uma proposta de treinamento que aumenta a resistência muscular.

 

 

 

 

Please reload

DESTAQUES

Candidata Mylene Tubero!

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.