Porque nem todo alimento livre de Glúten é seguro para celíacos?

 

 

Celíacos são aquelas pessoas intolerantes a glúten e quando são diagnosticadas precisam mudar a rotina de alimentação para terem uma vida saudável e sem complicações.

 

Dizer que uma pessoa é alérgica ao glúten está totalmente errado. O que difere a doença de uma alergia é o modo como ela se manifesta. A alergia começa em minutos em nosso corpo, já a doença celíaca é silenciosa e pode se manifestar dentro de um período longo.

 

Atualmente na maioria das embalagens contamos com a descrição dos ingredientes, dessa forma basta apenas verificar se contém o glúten e consumi-lo, mas nem sempre é tão fácil assim.

 

Vamos dar alguns exemplos de onde o glúten pode estar escondido.

 

Sabe os famosos cereais matinais, feitos de milho? Pois bem. Em sua composição eles possuem extrato de malte, que por sua vez, possui na composição glúten. Atenção redobrada na hora de comprar.

 

Outro alimento é a aveia, elas não contem glúten, mas ela pode ter sido processada no mesmo equipamento que se processou o trigo e assim fica contaminada com o glúten. Leia o rótulo e pesquise antes de comprar.

 

E os medicamentos? Eles também podem possuir glúten na sua composição então, antes de fazer uso de qualquer vitamina, converse com seu médico e pergunte qual é o produto livre de glúten.

 

Outro segmento que não está livre de glúten e pode ser um perigo para quem é portador da doença são os produtos de higiene e beleza. Antes de comprar pasta de dente, batom, enxaguante bucal você precisa verificar se eles também possuem glúten, afinal eles estarão em contato com a sua boca e podem facilmente serem engolidos. Hidratantes, maquiagens e xampus também são produtos que podem trazer riscos não pelo uso, mas o falto de você esquecer e colocar a mão na boca. Todo o cuidado é válido.

 

Apenas nesses exemplos podemos perceber que nem todo alimento é 100% seguro para quem é intolerante ao glúten. Pesquise, leia o rótulo, pergunte sobre como é o processo de fabricação, fique atento.

Please reload

DESTAQUES

Candidata Mylene Tubero!

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.