Como andam suas finanças ?

 

Já ouviu dizer que dinheiro não aceita desaforos? Pois é, exatamente assim... se você não "domina" seu dinheiro, tome cuidado, você pode estar sendo "dominado por ele"!

 

Não entre nessa de deixa a vida me levar com as finanças pessoais...

 

A administradora de empresas e consultora de finanças pessoais Mariza Matos explica que a melhor forma de organizar o dindim é fazendo um planejamento financeiro, que consiste em colocar as contas por categorias e alocar os valores que deverão ser gastos em cada grupo.

 

Você pode começar fazendo um diagnóstico do seus gastos durante o primeiro mês e a partir dele montar seu orçamento. Durante este primeiro mês anote todo e qualquer gasto, por menor que seja. Leve um papelzinho na bolsa, notas no celular, qualquer ferramenta vale. Coloque por categoria, sendo o mais específica possível. Por exemplo: para o cafezinho na padaria crie uma categoria padaria, para a bala e chicletes após almoço, crie a categoria guloseimas. 

Não coloque tudo em um bloco grande, ao menos no início, tipo alimentação. Pois assim você poderá verificar onde, de fato, seu dinheiro está indo. Mercado, padaria, almoço, açougue...

 

Passado o primeiro mês e com os gastos anotados, verifique onde seus gastos estão pesando mais. É possível diminuir os valores? Existem alternativas mais em conta? 

 

Com base nas a anotações , estipule um valor máximo para cada bloco de gastos. 

E lembre-se, que se gastar mais em um vai ter que remanejar de outro para não estourar o orçamento. Não gastar vale tanto quanto ganhar. 

 

Dessa forma você mostra ao seu dinheiro que quem manda é você!

Please reload

DESTAQUES

5 apps que uma mulher moderna deve ficar de olho

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.


Produzido por:

Logo_copinha_transparent.png