ELEIÇÕES 2020 - SAIBA TUDO E SE ORGANIZE PARA DOMINGO

Votação do domingo é bem diferente das outras edições


Eleições chegando e esse ano algumas coisinhas mudaram para nós eleitores. Fique por dentro dos horários, locais de votação, formas de justificar dentre outras características dessa eleição que está bem diferente devido a pandemia do Covid-19.



Este ano o horário de votação será estendido: das 7h às 17 horas. A medida visa evitar aglomerações nas zonas eleitorais e destina o intervalo de 7h às 10h para eleitores e eleitoras com mais de 60 anos. Não esquecer do uso de máscara e de levar a própria caneta. Se possível, não levar acompanhante.


Cerca de 147 milhões de eleitores devem votar em todo país, para a escolha de Prefeitos e Vereadores, e assim uma dúvida é levantada, onde consultar o local de votação?


Você pode consultar pelo site

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome ou também pelo https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/consulta-a-zonas-eleitorais-pelo-endereco

para consulta específica do estado de São Paulo.


Neste de São Paulo, o cidadão consultará por municípios, por zona, por nome ou número, por bairro ou por município.


APLICATIVOS E SERVIÇOS ELEITORAIS


Para as Eleições 2020, estão disponíveis cinco apps, que possibilitam a utilização de serviços por eleitores, mesários e candidatos, dando maior transparência ao processo eleitoral e praticidade.


São eles:

  • Boletim de Mão

  • Mesário

  • e-Título

  • Pardal

  • Resultados


Todos estão disponíveis nas plataformas Android e IOS, e podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.


O e-título é um dos mais baixados e consiste na via digital do título eleitoral. O app informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. Entre as vantagens de utilizar o aplicativo estão ainda as de emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, o que pode ser obtido a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição.


Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência. O TSE liberou, no último dia 30 de setembro, uma atualização do aplicativo que permite realizar justificativa pelo celular ou tablet e, com isso, poderão ser resolvidas pendências existentes com a Justiça Eleitoral.


Lembrando que caso alguma cidade não tenha uma definição do vencedor para prefeitura, os eleitores da região precisarão votar no segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro. Caso tenha sintomas de Covid, fique em casa. Para justificar seu voto, você pode utilizar o aplicativo do e-título.


Atue pela democracia! Vote consciente!



DESTAQUES

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.