Você sabe da importância do esporte para mulheres acima dos 40?

 

Nós sabemos que a atividade física é importante, e que o sedentarismo deve ser deixado de lado, mas com o passar do tempo à rotina, filhos e casa nos faz simplesmente esquecer os exercícios, e principalmente do autocuidado.

 

É comprovado cientificamente que o corpo por volta dos 30 a 35 anos tem uma desaceleração metabólica e fisiológica natural. Já aos 40 existem algumas alterações nítidas que podem ser intensificadas com o sedentarismo e alimentação inadequada.  Isso pode trazer diversas modificações hormonais extremamente prejudiciais à saúde. Pensando nisso, conversei com a educadora física Vanessa Pimenta que esclarece a importância de voltar ao esporte acima dos 40.

 

 

Qual a Importância do esporte acima dos 40?

 

A importância da atividade física reflete em muitas vertentes na rotina de quem a prática. Mudar do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis proporciona alterações tanto emocionais como físicas, e os benefícios são significativos.

 

• Reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;

 

• Controle da taxa de colesterol LDL (considerado colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (uma gordura de boa qualidade);

 

• Ameniza o risco de desenvolver diabetes e controla a taxa de glicose no sangue;

 

• Menores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando a atividade física está associada a uma boa alimentação; 

 

• Melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais;

 

• Fortalecimento do sistema imunológico;

 

• Melhoria da qualidade do sono;

 

• Redução da gordura corporal e aumento da massa muscular;

 

• Fortalecimento e manutenção dos ossos e articulações.

 

Além disso, sabemos que com o passar dos anos as prioridades individuais de cada um estão em constante evolução mais vale ressaltar que é primordial ter qualidade de vida em qualquer idade então não perca tempo. Se você não prática nenhum exercício no dia a dia passe a praticar e se já prática continue para chegar à terceira idade com autonomia.

 

 Quais esportes são mais recomendados para acima dos 40?

 

As academias disponibilizam mais opções de aulas e pode até ser complicado saber por qual atividade física optar no meio de tantas. Uma dica importante é seguir as necessidades do seu corpo de acordo com a faixa etária e condicionamento.

 

Vale destacar que não há restrição de atividades que separam treinos para mulheres ou homens, até mesmo uma prática indicativa por idade para cada modalidade. O ideal é que você tenha afinidade com o esporte ou modalidade que quer praticar e respeite a progressão dos treinos, desafie-se sim, mais conheça seu corpo e os sinais que ele dá, além das restrições caso venham existir. Estabeleça metas alcançáveis e tenha sempre um profissional para te orientar nessa jornada de bem estar.

 

As modalidades que destaco a seguir são as que costumam ter mais aderência, principalmente pela efetividade e resultados possíveis conquistados em cada uma delas.

 

Musculação: Um clássico e excelente opção para definir e conquistar o corpo tão desejado. Também é uma atividade interessante quando o assunto é aumentar a massa magra e óssea, para evitar problemas que chegam com o avançar da idade, como a osteoporose, condromalácia entre outras.

 

•Treinamento funcional (o mais procurado nos últimos tempos):  Baseia-se nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

 

• Atividade física aeróbica: É aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar, dançar e etc.

 

• Pilates ou Yoga: Atividades que ajudam a relaxar e trazem sensação de bem-estar. Além disso, também propiciam benefícios para o corpo, como melhora na postura, fortalecimento do core e prevenção e recuperação de lesões.

Please reload

DESTAQUES

Candidata Mylene Tubero!

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.