Você sabe lidar com o temido ganho de peso na quarentena?

Comi muita besteira, exagerei e agora? Calma, conversei com a nutricionista Michelle Ribeiro Silva (@nutri_miribeiro) para tirar algumas dúvidas recorrentes sobre como nos cuidar depois de um período de quarentena e ansiedade, ou até mesmo depois de uma data comemorativa.  

 ESTÁ TUDO BEM!

 

É muito comum as pessoas pensarem que após um exagero alimentar, você deve criar algum sistema compensatório, entrando em um processo de restrição. Este pensamento cria um “ciclo vicioso” de pecado e punição, onde comer algo "fora" da dieta é errado, mas posso corrigir fazendo uma dieta radical e exagerando nos exercícios físicos, o que não é saudável para o corpo e a mente.

Então, o que fazer neste cenário? Primeiro, crie uma relação positiva com o alimento e entenda que foi um período fora da curva e está tudo bem, faço o seu treino normalmente, retome seus hábitos alimentares de forma saudável e capriche na sua hidratação. Naturalmente seu corpo entenderá que esta é a sua rotina verdadeira e que aquele momento foi passageiro.

 

É NORMAL GANHAR PESO NA QUARENTENA?

 

Isso pode acontecer, dependendo de cada organismo e da quantidade de excesso cometido neste período. É importante ter a consciência de que assim como comer um prato de salada às vezes não o fará emagrecer, comer uma quantidade controlada de chocolate de vez em quando também não o fará engordar.

Muitas vezes, o aumento de peso ocorre por uma retenção de líquidos ou alteração do funcionamento intestinal e não necessariamente pelo o aumento de gordura, que é o que determinaria se o indivíduo engordou realmente. Neste caso, retomando a rotina de alimentação e atividade física, mantendo uma ingestão adequada de água, naturalmente o corpo voltará ao seu peso anterior.

 

QUAIS DICAS VOCÊ DARIA PARA VOLTAR A FORMA?

 

A dica mais importante é voltar à rotina de alimentação e exercícios físicos após este período. Se houver excessos, você acaba com a sensação de ganho de peso, isso acontece provavelmente por um inchaço ou alteração do padrão do funcionamento intestinal, não necessariamente pelo aumento de gordura.

Mantendo a hidratação adequada, retomando a rotina de alimentação saudável e praticando exercícios físicos regularmente, naturalmente o corpo volta a sua forma habitual.

Please reload

DESTAQUES

Candidata Mylene Tubero!

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.