Mas afinal, o que é feminismo?

 

 

Você sabia que o conceito de feminismo tem sido amplamente discutido nos últimos anos? Ele é um movimento social e político que luta pela igualdade jurídica, política e social entre mulheres e homens! Abrange liberdades civis, direitos à educação, trabalhistas, reprodutivos, equiparação salarial e divisão do trabalho doméstico, além de combater o assédio moral, psicológico e físico e, a imposição de padrões de beleza e comportamento.

 

No decorrer da história, a mulher era vista como um ser inferior aos homens, não possuía os mesmos privilégios que eles, sendo suas atribuições restritas aos afazeres domésticos e a educação dos filhos. Será que isso ainda continua?

 

Durante a Revolução Francesa, a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, foi combatida pela “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, escrito pela francesa Olympe de Gouges, em 1791. Nele, ela criticava a Declaração inicial, que era somente aplicada aos homens. Além disso, alertava para a autoridade masculina e a importância das mulheres e da igualdade de direitos.

 

Entretanto, foi a partir da Revolução Industrial no século XIX, que esse cenário. As mulheres começam a trabalhar nas fábricas, fazendo parte da força econômica do país. A primeira vitória do feminismo foi em 1918 quando o voto feminino foi legalizado no Reino Unido, consequência do respeito que elas ganharam por participarem da Primeira Guerra.

 

Entre as décadas de 1960 e 80, o movimento tomou pautas voltadas a liberdade sexual, aos direitos reprodutivos e a ressignificação do sexo, além de ser o período da invenção da pílula anticoncepcional.

 

Na década de 1990, ele passou a abranger outros padrões de opressão como raça, classe e orientação sexual, ressignificando a concepção de gênero e sexualidade com a teoria quer, que passou a questionar a heteronormatividade, abrindo espaço para o transfeminismo.

 

Atualmente, com a ajuda de blogs e redes sociais, os ideais feministas passaram a ser ainda mais difundidos, guiados por temas como a representatividade e casos de abusos e violência contra a mulher. E você, o que gostaria de fazer em prol?

Please reload

DESTAQUES

5 apps que uma mulher moderna deve ficar de olho

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.


Produzido por:

Logo_copinha_transparent.png