MULHERES GANHAM ESPAÇO EM PROFISSÕES ANTES EXERCIDAS APENAS POR HOMENS

Mylene Tubero e Sargento Silvia são exemplos de mudanças de perspectivas



Você sabia que algumas profissões ficaram marcadas como as que só eram exercidas por homens? Essa é uma conquista diária e constantemente vemos mulheres que adentram em profissões que a sociedade taxava ser apenas masculina.

A luta das mulheres por melhores condições em suas vidas não é de hoje. Como sabemos, são várias as manifestações que tinham mulheres como líderes em busca de seus direitos. Mesmo em muitas delas tendo terminado de forma trágica por ataques machistas ou não obtendo o que pretendiam, as mulheres deixavam suas marcas e mostram até hoje que não são submissas, subordinadas ou que tenham menos direito que os homens.

Assim, com todas essas lutas, as mulheres começaram a se inserir em trabalhos e atividades que antes só homens desempenhavam, como policial, bombeira, eletricista, mecânica, salva vidas dentre outras profissões.



Esse espaço não fica apenas nas profissões e sim nas casas dos brasileiros. Segundo dados levantados pelo censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 38,7% das casas brasileiras são chefiadas por mulheres e esse número cresce consideravelmente. Exemplos dessas atividades desempenhadas por mulheres, que antes era uma profissão apenas do “masculino”, são da Sargento Silvia e da Influencer, empreendedora e candidata a Vereadora Mylene Tubero, mulheres que não acreditam na definição de sexo ou perfil para profissões.


A Sargento comenta que não tem privilégios e que não é inferiorizada por ser mulher. Já Mylene se olha atualmente com todas essas atividades e acredita ser bem parecida com a Sargento, pois batalham por seus direitos e ambas têm a noção os homens ocupam a maior quantidade de vagas, mas que todas as mulheres necessitam de força para continuarem empoderadas.


Você se identifica em alguma profissão desempenhada anteriormente por outro sexo? Não ligue, não se preocupe, pelo contrário, você tem rompido e quebrado barreiras de gênero e mostrando que somos todos iguais, mesmo diferentes.


DESTAQUES

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.