OUTUBRO ROSA, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO SÃO ESSENCIAIS TODOS OS DIAS DO ANO!

Hábitos saudáveis reduzem em até 28% o risco de contrair a doença


Todos os anos no mês de outubro, ressaltamos o Outubro Rosa, marco na prevenção contra o câncer de mama. Sabemos que autocuidado e superação são palavras-chaves na vida das mulheres que suspeitam, estão lutando ou venceram a doença. Presente majoritariamente em mulheres, nos homens essa doença é passível de acometer, mais em pesquisas da saúde, a percentagem de homens que possuem e possuíram o Câncer de Mama é de 1%.

Mas, o que é um câncer? O Câncer é um grupo de doenças que se caracteriza pela divisão celular de forma contínua e descontrolada, podendo proliferar e invadir corpo e órgãos. Ele pode surgir em qualquer parte do corpo e afetar alguns órgãos mais que os outros.


O CÂNCER DE MAMA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células daquela região. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. O INCA – Instituto Nacional de Câncer divulgou que em 2020, surgiram mais de 66 mil novos casos, sendo 17.763 mortes no país, com 189 homens e 17.572 mulheres falecidos.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. 

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Alguns sinais podem ser detectados no corpo, sendo indícios de câncer de mama. São eles:

Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.

Alterações na pele ou no mamilo.

Saída espontânea de líquido do mamilo.

Pequenos caroços no pescoço ou axilas.

Mesmo sendo largamente difundido no mês de outubro, o cuidado deve ser diário e constante para que caso perceba algum sintoma, ele esteja recente e passível de se cuidar.

Cuidados com saúde, práticas de exercícios e alimentação são sim essenciais e diferenciais para reduzir o risco da doença. Assim, pode-se reduzir até 28% de casos, seguindo esses hábitos saudáveis. Além do cuidado cotidiano é orientado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame de mamografia a cada 2 anos.

Com o slogan, fique atento a suas mamas, aos gerenciados das redes sociais e profissionais de saúde tem debatido incisivamente sobre o tema, o que dá um maior norte e esclarecimento às pessoas para se precaverem.

Entendeu, para não se assustar com notícias indesejadas, apalpe suas mamas frequentemente e lembre-se, tendo alguma alteração ou suspeita, procure um centro de saúde e relate tudo que vem sentindo. AME você e ajude quem precisa também. O melhor cuidado é a prevenção!


DESTAQUES

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.