Que comece o matriarcado

 

 

Não tem como negar que as estruturas familiares estão mudando não só no Brasil, mas no mundo, não é mesmo?

 

Uma dessas adaptações que tem se alastrado é que o número de mulheres que são responsáveis financeiramente pelos domicílios vem crescendo a cada ano e já chega a 34,4 milhões. Isso significa que quase metade das casas brasileiras são chefiadas por mulheres, de acordo com um levantamento da Consultoria IDados, realizado com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres foi de 25%, em 1995, para 45% em 2018, por conta da maior participação feminina no mercado de trabalho.

 

Esse movimento se aumentou nos últimos anos, depois da crise econômica, já que na recessão os homens sofreram mais com a perda de emprego e com a redução salarial. Só entre 2014 e 2019, quase 10 milhões de mulheres assumiram o posto de gestora da casa, enquanto 2,8 milhões de homens perderam essa posição no mesmo período.

 

Isso levou a uma mudança marcante no perfil das mulheres que hoje são chefes de família, 43% das mulheres vivem em casal, sendo que 30% têm filhos e 13% não. Já o restante das 34,4 milhões das responsáveis pelo lar se dividem entre mulheres solteiras com filho (32%), mulheres que vivem sozinhas (18%) e mulheres que dividem a casa com amigos ou parentes (7%).

 

Com isso, as mulheres têm ocupado cada vez mais um espaço no mercado de trabalho e vêm alcançando maiores remunerações, mesmo que a desigualdade salarial entre gêneros ainda exista, fazendo com que elas contribuam cada vez mais com a renda das famílias.

 

Esse é um reflexo de um movimento de empoderamento feminino e que tem deixado as mulheres cada vez menos vulneráveis socialmente.

Please reload

DESTAQUES

5 apps que uma mulher moderna deve ficar de olho

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.


Produzido por:

Logo_copinha_transparent.png