Violência doméstica: Quem vive sabe

 

Se por um lado nos afastamos do convívio social, por outro, estamos 24h com a família e isso para muitas mulheres resulta em violência doméstica. Estudos apontam que o confinamento social aplicado devido ao COVID-19 (novo corona vírus) elevou em 50% a taxa de violência doméstica. Ainda falando em dados, segundo a pesquisa “Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado” (FPA/Sesc, 2010), a cada dois minutos, CINCO são espancadas no Brasil, e esses dados só aumentam.

 

Fique atenta aos sinais. Muitas mulheres procuram ajuda somente quando há cicatrizes em seu corpo, mas precisamos dizer que a violência doméstica começa ANTES DISSO.

 

De acordo com a Lei Maria da Penha de 2006, são considerados assédios:

 

1- Violência física: é a mais perceptível entre as mulheres porque deixa marcas no corpo.

 

2- Violência moral: Injúria, xingamentos. Ex: sua gorda, louca, vagabunda.

 

3- Calúnia: quando o abusador a acusa de um crime ou fato específico que ela não cometeu Ex: “você negligenciou o nosso filho.”

 

4- Difamação: utiliza palavras de baixo calão para outros Ex: “ela é desequilibrada”

 

5- Violência patrimonial: quebrar cadeira, jogar vaso na parede ou qualquer objeto tentando impedi-la de fazer algo como um curso profissionalizante.

 

6- Violência sexual: Estupro. Sexo não consentido.

 

7- Violência psicológica: faz se sentir incapaz como mãe, como mulher.

 

 

O que fazer em situações como esta?

 

Quando a mulher perceber algum desses abusos físicos ou emocionais, precisa começar a colher provas como: conversas telefônicas, troca de e-mails e testemunhas que presenciou. Além disso, ela pode procurar apoio em ONGs ou serviços especializados.

Ajude uma mulher que esteja sofrendo, converse com ela e procure os profissionais especializados no atendimento à vítima de violência doméstica.

 

ATENÇÃO: quando ouvir algo estranho, lembre-se: em briga de marido e mulher você deve meter a colher! Presenciou algo anormal? LIGUE 180! A denúncia deve começar com nós!

Please reload

DESTAQUES

Candidata Mylene Tubero!

1/3
Please reload

©Poderosas de Batom 2020. Todos os direitos reservados.